Tudobox

Se proteja no uso do cheque e cartão de crédito

Dicas para ter maior segurança no uso do cartão ou cheque.

É preciso ter atenção ao fazer compras com cheque ou cartão de crédito. Golpistas podem estar onde menos se espera, então o ideal é estar sempre prevenido.

Dessa forma, algumas recomendações são importantes para dar maior segurança do uso dessas formas de pagamento.

A primeira dica é não assinar o verso do cartão de crédito. No lugar da assinatura, escreva "solicitar documentos". Com isso, ao receber o cartão o logista irá procurar se certificar da identidade do portador, evitando seu uso caso seja furtado e esteja sendo apresentado por terceiros.

Ao fazer compras pela internet certifique-se de que o site em que está é realmente seguro. Para isso verifique se o ícone de um cadeado está presente no navegador. Clicando nele você poderá verificar o certificado de segurança em uso.

Para compras com cheque, também há observações a serem feitas. Ao preencher o documento, escreva tudo sem deixar grandes espaços, evitando que o mesmo seja objeto de adulteração com a modificação do que foi escrito pela adição de novas letras ou palavras.

É importante também utilizar a própria caneta para preencher o cheque. Assim, qualquer modificação que venha ser realizada poderá ser melhor detectada pela diferença na escrita, visto que dificilmente canetas diferentes terão tonalidade e traço idênticos.

Outro detalhe a ser observado é não assinar o verso do cheque. Ao contrário, faça um cheque nominal à empresa e cruzado, obrigando ao depósito do título.

Também não se deve andar com talão de cheque e cartão de crédito caso não se tenha intenção de fazer compras ou, principalmente, ao ir para ambientes festivos ou populares, sendo recomendável levar apenas uma quantidade suficiente de dinheiro.

Caso ocorra um roubo ou furto de seu talonário de cheque ou cartão, entre em contato imediatamente com seu banco e operadora do cartão solicitando o bloqueio dos mesmos. Vá a uma delegacia e registre um boletim de ocorrência. O SPC também poderá ser avisado, pois colocará as informações em seu sistema ficando à disposição para consulta pelos logistas.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato