Tudobox

Lavando o Carro

Dicas para lavar o exterior e o interior do seu veículo.

As lavagens freqüentes ajudam a preservar a aparência do seu veículo. A sujeira e a areia podem riscar a pintura, enquanto pingos de seiva de árvores, detritos e pássaros e agentes químicos de chaminés prejudicam permanentemente a aparência do veículo.

Seguem algumas dicas e informações úteis sobre como lavar o carro:


Lavagem

Lave o veículo na sombra. Caso o veículo esteja estacionado no sob o sol, estacione-o na sombra. Espere até que a parte externa da carroceria esfrie antes de iniciar a lavagem.

Use somente os solventes e produtos de limpeza recomendados pelo fabricante. Jogue água em abundância sobre toda a carroceria do veículo para remover a poeira.

Lave o veículo utilizando uma solução de água e shampoo neutro específico para veículos, e utilize uma esponja ou pano macio. Comece pela parte superior até chegar na parte inferior. Enxágüe com bastante água.

Inspecione a carroceria quanto a manchas de óleo e asfalto, resíduos de tinta de sinalização, pingos de seiva de árvores, detritos de pássaros, lama e sujeira acumuladas em determinados locais. Retire essas manchas com solventes apropriados.

Enxágüe imediatamente o veículo para não danificar as peças de acabamento. Lembre-se de encerar e polir essas áreas, mesmo que o restante da carroceria não necessite de polimento.

Após lavar e enxaguar toda a parte externa da carroceria, seque-a com um pano macio. Se o veículo secar naturalmente ao ar livre, surgirão pontos opacos e manchas de água na pintura.

Ao secar a carroceria, inspecione se existem riscos na pintura que possam causar corrosão. Se houverem, procure uma assistência autorizada para efetuar os retoques necessários.

Lembre-se que solventes químicos e produtos de limpeza abrasivos muito fortes podem danificar a pintura, riscar os vidros e corroer as peças metálicas e plásticas do veículo.

Não é recomendável lavar o motor. Porém, em caso de extrema necessidade, dirija-se à assistência autorizada para efetuar este procedimento.


Rodas de Liga Leve

Limpe as rodas de liga leve da mesma forma que a carroceria. Lave-as com a mesma solução e seque-as completamente.

As rodas apresentam um revestimento protetor que evita a corrosão e formação de manchas. A utilização de produtos químicos, comercialmente disponíveis, incluindo alguns limpadores para rodas, ou escovas com cerdas duras podem danificar esse revestimento. Use somente detergente neutro e esponja ou escova macia para lavar as rodas.


Estofamento

Limpe o estofamento freqüentemente, utilizando um aspirador de pó. Para limpeza geral, use uma solução de sabão neutro e água morna.

Para remover manchas mais difíceis, utilize um limpador comercialmente disponível. Primeiro aplique o produto em uma parte oculta do estofamento e certifique-se de que não cause descoloramento ou manchas. Siga as instruções do fabricante.


Carpetes e Tapetes

Limpe os carpetes e tapetes freqüentemente, utilizando um aspirador de pó.

O acúmulo de sujeira e pó acelera o desgaste. Use um produto tipo espuma para limpeza de carpetes, comercialmente disponível.

Aplique o produto com uma esponja ou escova macia, seguindo as instruções do fabricante. Não adicione água à espuma para evitar danos ao estofamento causados pela penetração de água.


Couro

Limpe as partes revestidas de couro freqüentemente, utilizando um aspirador de pó. Preste muita atenção a dobras e costuras. Para a limpeza, use um pano macio umedecido em água. Em seguida, passe um pano limpo e seco.

Se for necessária uma limpeza mais profunda, use um sabão específico para couro, tal como sabão neutro. Aplique-o com um pano úmido e macio. Em seguida, passe um pano limpo e seco.


Vidros

Limpe as partes interna e externa dos vidros, utilizando um produto de limpeza, comercialmente disponível.

Também é possível utilizar uma solução com uma parte de vinagre em dez partes de água. Isso removerá a opacidade acumulada nos vidros.

Para limpeza de todos os vidros e superfícies plásticas, utilize um pano macio ou toalhas de papel.

É importante ressaltar que muitos vidros traseiros possuem filamentos do desembaçador embutidos. Ao esfregar com força no sentido vertical, esses filamentos podem ser rompidos ou deslocados. Portanto, ao limpar o vidro traseiro, esfregue horizontalmente de maneira suave.


Desodorizadores

Se utilizar um desodorizador, recomenda-se que seja do tipo sólido. Alguns desedorizadores líquidos contêm produtos químicos que podem descolorir ou deteriorar os tapetes, carpetes e estofamentos, ou peças de acabamento.

Se um desedorizador líquido for utilizado, certifique-se de fixá-lo bem para que não seja derramado com o veículo em movimento.


Cintos de Segurança

Se os cintos de segurança ficarem sujos, limpe os cadarços com uma solução de sabão neutro e água morna, utilizando uma escova macia.

Não empregue solventes fortes ou abrasivos, que poderiam desgastar o material do cadarço ocasionando grave risco de segurança ao comprometer a resistência cinto.

Antes de utilizar o veículo, deixe o cinto secar naturalmente.

O acúmulo de sujeira nas fivelas e suportes de fixação podem fazer com que os cadarços se retraiam lentamente. Limpe o interior das fivelas metálicas com um pano umedecido numa solução de são neutro e água morna.



Para obter dicas sobre como fazer o polimento do carro, leia também:

.:: Polimento de Carro ::.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato