Tudobox

Economia de Combustível

Os fatores que afetam o consumo de combustível.

As condições do veículo e a maneira de dirigir são dois fatores importantes que afetam o consumo de combustível.


Condições de Veículo

O máximo de economia de combustível poderá ser obtido se o veículo estiver em perfeitas condições de uso.

Efetue todos os serviços de manutenção necessários nos intervalos apropriados.

Verifique freqüentemente a pressão e o desgaste dos pneus. O uso de pneus desgastados ou com pressão incorreta aumenta o consumo de combustível.


Maneira de Dirigir

O consumo de combustível será menor se o veículo for dirigido de forma moderada. Acelerações rápidas, manobras bruscas ou frenagens severas aumentam o consumo.

Sempre utilize as marchas adequadas de acordo com a velocidade e acelere suavemente.

Tente manter o veículo em velocidade constante, sempre que o tráfego permitir.

O consumo de combustível será sempre maior com o motor frio. Porém, não há necessidade de deixá-lo em marcha lenta por um longo período para aquecê-lo. O veículo poderá ser dirigido após ligar o motor, não importando a temperatura externa. O motos aquecerá mais rapidamente e a economia de combustível será maior.

Para reduzir o número de partidas a frio, tente combinar vários percursos curtos em um único percurso.

O uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível. Desligue-o caso não seja necessário utilizá-lo. Sempre que possível, abra os difusores de ar para refrigerar o interior do veículo.


Veículo Bicombustível

Devido ao menor poder calorífico do álcool em relação à gasolina, este produz menos energia no processo de queima de combustível. Sendo assim, será necessária uma maior quantidade de álcool para atingir o mesmo desempenho do motos alcançado pela gasolina.

Na prática, a utilização do álcool implica em um maior consumo de combustível por quilômetro rodado quando comparado à gasolina, além da redução da autonomia por tanque.

Entretanto, a diferença de preço entre os combustíveis faz com que o álcool se torne uma boa opção de abastecimento, além de ocasionar menos poluição.







Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato