Tudobox

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa

Saiba mais sobre a reforma ortográfica e baixe guias grátis pela internet

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa em dezembro do ano de 1990 e tem por objetivo unificar a escrita do português nos oito países lusófonos, quais sejam, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe.

No Brasil, as mudanças na escrita previstas na reforma ortográfica da língua portuguesa começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2009 devendo ser aplicadas em definitivo até 31 de dezembro de 2012.

Ou seja, durante quatro anos, o país passará por um período de transição, onde valem tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Concursos e vestibulares aceitarão neste período as duas formas de escrita. Já nos livros escolares, a incorporação das mudanças será obrigatória a partir de 2010.

Para se inteirar das novidades você pode fazer o download grátis de alguns guias da reforma seguindo os links abaixo (clique com o botão direito do mouse e escolha "salvar como").:

Guia Rápido do G1 sobre o Acordo Ortográfico

Michaelis - Guia da Reforma Ortográfica

Obs: Os dois guias acima estão em formato PDF. Para visualizar os documentos é necessário ter instalado software Adobe Reader. Caso você não o tenho, baixe a versão mais recente gratuitamente clicando aqui.

Alguns guias podem ser acessados online:

UOL - Guia Prático da nova ortografia

Guia da Câmara dos Deputados (Utilize os botões na parte inferior para avançar e voltar)










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato