Tudobox

Infecção Hospitalar

Saiba mais sobre este grave problema de saúde e como fazer uma boa prevenção e controle.

Denomina-se infecção hospitalar todo processo infeccioso não existente ao tempo de admissão de um paciente, que vem a se manifestar durante seu tempo de permanência no hospital, ou em decorrência dela após sua alta.

A evolução da medicina ao longo dos anos trouxe um grande número de novas técnicas e métodos de tratamento, os quais permitem à pacientes que antes não teriam condições de sobrevivência a cura ou controle de suas enfermidades.

Entretanto, a ampliação do número de procedimentos que podem ser utilizados no tratamento dos pacientes em ambiente hospitalar trouxeram também um maior risco de infecção.

Isso se deve ao fato de uma grande parte desses procedimento serem invasivos, ou seja, realizados penetrando-se as barreiras do corpo. Isso ocorre em casos de cirurgias, aplicações em músculos ou em veias, etc.

Todos estes procedimentos, efetuados em maior número, alcançaram melhores condições de sobrevivência e cura dos pacientes e, ao mesmo tempo, aumentaram o risco de infecção hospitalar, pois facilitam a penetração de microorganismos no corpo do paciente.

A prevenção da infecção hospitalar se dá pela padronização dos procedimentos para que sejam executados de forma asséptica, isto é, sem contato com os indesejados microorganismos.

Para isso se deve instalar uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, com profissionais capacitados para detectar casos de infecção por meio de diagnósticos específicos.

Os métodos de controle devem incluir a capacitação de todos os profissionais da saúde para prevenção e tratamento das infecções hospitalares além de suporte à administração do hospital para uma escolha correta dos materiais e equipamentos a serem adquiridos além do planejamento da estrutura física da unidade.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar deve estar presente em todos os hospitais conforme prevê a portaria nº 2616/98 do Ministério da Saúde.

----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato