Tudobox

Cálculos Renais

Informações sobre o cálculo renal, os sintomas e tratamento.

O cálculo renal, que também recebe o nome de pedra no rim, é a denominação para formações sólidas de sais e outras substância, que se deslocam pelas vias urinárias ocasionando fortes dores e outras complicações.

Também conhecido por litíase urinária ou urolitíase, os cálculos surgem nos rins ou na bexiga, e podem se apresentar em diferentes tamanhos, desde minúsculos grãos até o tamanho equivalente ao do rim.

As pedras tem como causa o excesso de minerais como cálcio, xalato, fósforo e ácido úrico no organismo, os quais se depositam na urina após algum período de tempo.

Os sintomas mais comuns do cálculo renal envolvem a cólica renal, com dor forte e intensa nas costas, na região abdominal lateral, embaixo das costelas, no testículo ou no grande lábio vaginal. Em caso de infecção urinária, o paciente terá febre. O sangue na urina é outro provável sintoma.

Entretanto, os cálculos podem ser assintomáticos em alguns casos, chegando a crescer até tamanhos consideráveis sem a percepção do paciente.

O tratamento tem por objetivo primeiro aliviar a dor com uso de analgésicos e antiespasmódicos. Enquanto algumas pedras são eliminadas naturalmente pelo organismo, outras exigirão tratamento clínico, com ingestão de água e alcalinizantes.

Os cálculos que não se dissolvem facilmente necessitarão de outros tratamentos, como a litotripsia extracorpórea, pelo qual ondas de choque capazes de fragmentar as pedras em partículas pequenas o suficiente para serem eliminadas pela urina são utilizadas.

Outro método é a retirada das pedras por com a utilização de tubos endoscópios ou nefroscópios, inseridos pela uretra ou pela pele do paciente.

A recomendação é que um especialista seja procurado imediatamente quando surgem os primeiros sintomas, pois as consequências dos cálculos reais, se não tratados, podem ser de muita gravidade.

----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato