Tudobox

Vasectomia

Dissertamos sobre a cirurgia de vasectomia e os principais fatores envolvidos.

A vasectomia, também chamada de deferentectomia, é a denominação de um método contraceptivo invasivo para os homens, consistente em uma cirurgia na qual se faz a ligadura dos canais deferentes, resultando em esterilização.

Trata-se, portanto, de um procedimento cirúrgico que torna o homem estéril pela interrupção dos dutos que levam espermatozóides dos testículos ao pênis. Estes dutos, um de cada lado, são cortados e amarradas as pontas, de modo a impossibilitar o transporte dos espermatozóides.

A cirurgia não exige internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico. O procedimento dura em torno de 15 a 20 minutos com aplicação de anestesia local em dois locais da bolsa escrotal onde serão feitos pequenos cortes na pele, que ao final serão fechados por pontos.

Após cerca de dois meses da realização da cirurgia não haverá mais indícios de espermatozóides no sêmen. Durante este período utilize outros métodos anticoncepcionais. As demais características permanecem inalteradas, pois a cirurgia não afeta de nenhuma forma a ereção do homem ou a produção de sêmen.

A vasectomia é considerada um dos meios mais seguros de controle de natalidade, embora na maioria das vezes seja irreversível, o que exige absoluta certeza do homem para escolha do procedimento.

A recuperação da cirurgia é rápida, mas o paciente poderá sentir alguma dor no local por cerca de 3 a 4 dias, sendo comum que a área do corte fique um pouco inchada e a pele levemente escurecida.

Deve-se permanecer em casa por cerca de 3 dias após a cirurgia e nesse período não carregar peso e tomar um analgésico simples para aliviar a dor, apesar de leve.

O ideal é aguardar cerca de uma semana para voltar a ter relações sexuais, mas com o cuidado de usar algum outro método contraceptivo nos próximos 2 meses, como dito acima, tempo suficiente para que os espermatozóides reservados se esgotem.

Para saber sobre as possibilidades de reversão da vasectomia leia o artigo abaixo:

.:: Reversão da Vasectomia ::.


----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato