Tudobox

Hemodiálise

Informações sobre os casos em que é necessária a hemodiálise, como funciona e quais as suas implicações.

Hemodiálise é o nome que se dá ao processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue de pacientes com insuficiência renal, nos quais o organismo não consegue executar a tarefa sozinho.

O procedimento de hemodiálise é feito por uma máquina que limpa e filtra o sangue, retirando resíduos que são prejudiciais à saúde do paciente e controlando a pressão arterial. O equipamento é chamado de dialisador, sendo formado por um conjunto de tubos pelos quais o sangue é retirado do corpo, filtrado e retornado ao organismo.

Uma sessão de hemodiálise dura por volta de 4 horas e costuma ser realizada 3 vezes por semana, de acordo com as necessidades do paciente.

A capacidade de filtrar o sangue pela hemodiálise é equivalente à do rim humano, de modo que uma hora de hemodiálise fará o trabalho de uma hora de funcionamento normal do rim.

Sabendo que o rim humano funciona 24 horas por dia, percebe-se uma grande defasagem em razão do tempo em que o sangue permanecerá sem filtragem nos pacientes que dependem da hemodiálise.

Em razão dessas limitações os médicos da clínica ou hospital onde forem realizadas as sessões farão o controle e tratamento dos problemas que vierem a ser detectados, como edema, pressão alta, anemia e falta de ar.

Serão realizados mensalmente exames de sangue para averiguar as taxas de fósforo, ácido úrico e uréia, além de monitoração de uma possível descalcificação e orientações para dieta.

Um paciente pode viver com boa qualidade de vida, desenvolvendo as atividades do cotidiano e trabalhando, com as sessões de hemodiálise prescritas pelo médico.

----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato