Tudobox

Menopausa

Conheça mais sobre os efeitos da menopausa e os fatores que lhe dão origem.

Menopausa é como se chama o período de transição em que a mulher deixa a fase reprodutiva para entrar na fase não reprodutiva. Isso ocorre quando os ovários param de funcionar e não mais produzem os hormônios estrógeno e progesterona.

Diante da proximidade da menopausa a mulher perceberá alguma irregularidade menstrual, como escassez ou hemorragia, até o momento em que deixará de menstruar, o que ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade, em média, embora possa ser precoce ou tardia.

Para algumas mulheres a menopausa será assintomática, não apresentando nenhuma complicação perceptível. Mas na maioria das vezes ela virá acompanhada de sintomas como ondas de calor, insônia, suores noturnos, irritabilidade e depressão, baixa do desejo sexual e ressecamento vaginal, distúrbios de memória, dentre outros.

Todos estes sintomas estão relacionados à redução da produção do estrogênio pelo corpo. Haverá ainda distúrbios na distribuição da gordura do corpo, que passará a se concentrar na região da barriga. A diminuição da lubrificação vaginal ocasionará dor durante o ato sexual e o desequilíbrio da gordura no sangue aumentará as possibilidades de doenças cardíacas.

Como o estrogênio atua também na fixação do cálcio nos ossos, a osteoporose torna-se uma doença comum durante a menopausa. Essa perda de cálcio deixa os ossos mais suscetíveis à fraturas.

Um dos possíveis tratamentos para menopausa, que gera controvérsias, é a terapia de reposição hormonal. Para ler sobre ela acesse o artigo abaixo:

.:: Terapia de Reposição Hormonal ::.


----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato