Tudobox

Ganho de Massa Muscular

Saiba mais sobre o aumento de massa muscular com saúde.

Desejo comum entre os freqüentadores de academia, principalmente para os homens, o aumento do volume de massa muscular é uma busca constante.

E, funcionando como aliado nesta empreita, o treinamento baseado em exercícios com pesos, combinado com boa alimentação, é o estímulo mais eficiente.

O aumento da massa muscular melhora não só a estética corporal, mas também aprimora o desempenho esportivo, aumenta a proteção dos ossos e articulações e favorece o conforto na vida diária e no trabalho. Até mesmo as mulheres que não querem ficar musculosas buscam aumentar o volume dos músculos para modelar o corpo.

A capacidade de aumento da massa muscular e diminuição da gordura variam entre as pessoas, pois cada uma responde à sua maneira ao exercício físico e a alimentação. Alguns conseguem resultados mais em menos tempo, outros demoram persistir mais. Mas, se você persistir na prática regular de exercícios com alimentação balanceada, os resultados surgirão.

O processo mais significativo para promover o ganho de massa muscular é a hipertrofia, através da qual o músculo aumenta de tamanho após o treino de musculação. Nestes treinos deve ocorre uma sobrecarga nos músculos, que precisam se contrair em função de resistência oferecida.

Durante o exercício de musculação os filamentos de proteínas não resistem e são destruídos, havendo sua reconstrução posterior, durante o período de descanso, onde eles são refeitos em uma proporção maior, o que propicia o aumento do volume muscular.

Alguns aspectos devem ser observados por aqueles que almejam o ganho de massa muscular, quais sejam:

- Realize freqüentes e habituais treinos de musculação;

- Atenção para o tempo de descanso entre os exercícios;

- Duração máxima de 1 hora para o treinamento;

- Os pesos devem oferecer grande resistência;

- O sono noturno deve ser suficiente para recuperação das energias;

- A alimentação deve ser rica e balanceada;

- Faça alongamentos antes e depois dos treinos.

Entretanto, nenhuma dessas dicas surtirá efeito se não houve disciplina. É essencial que a atividade seja levada a sério e incorporada ao seu cotidiano.

Leia também outro artigo sobre o tema:

.:: Como Ganhar Massa Muscular ::.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato