Tudobox

Tutorial MediaCoder

Aprenda rapidamente como utilizar o programa para converter vídeos.

Desenvolvemos a seguir um rápido tutorial de utilização do programa MediaCoder, um dos mais utilizados para conversão de vídeos, por ser gratuito e suportar diversos idiomas, entre os quais o português.

O primeiro passo é baixar a versão mais recente do programa. Para isso siga ao site oficial clicando aqui e escolha a maior versão em "MediaCoder Full Pack".

Após o download instale o programa mantendo as opções selecionadas por padrão. Até o momento da elaboração deste artigo a versão mais recente é a 0.7.0.4388, na qual nos baseamos para as instruções a seguir.

Se você estiver utilizando Windows Vista, o recomendável é executar o programa sempre em modo de compatibilidade com Windows XP para evitar mal funcionamento de alguns recursos. Para isso clique com o botão direito do mouse no atalho de inicialização do programa, escolha propriedades, vá até a guia "compatibilidade", escolha "Executar este programa em modo de compatibilidade: Windows XP" e clique "Ok".

Execute o programa. Agora o primeiro passo é passar o idioma da interface para português brasileiro. Para isso selecione o menu "Options", "User interface Language" e marque "Portuguese Brazilian". Feche o programa e o execute novamente para que a alteração faça efeito.

Agora para converter um vídeo basta arrastar o arquivo original para o espaço em branco na parte superior ou clicar em "Aquivo" e "Adicionar arquivo".

Na guia "Generalidades" você pode escolher a pasta onde será salvo o arquivo convertido.

Na guia "Vídeo" você pode escolher o formato de codificação, como o excelente "H.264" e a qualidade desta codificação, que influencia tanto na qualidade da imagem quanto no tamanho do arquivo.

Na guia "Áudio" estão as opções de codificação do som. Normalmente não é preciso fazer qualquer alteração, o padrão costuma ser o método "LAME MP3".

Na guia "Recipiente" escolha o tipo de arquivo que será criado. As opções são AVI, MP4, MPEG, ASF, 3GP, MOV, OGG e outras.

Em outra guia, "Figura" você pode selecionar o tamanho da imagem no arquivo que será criado. Não é preciso se ater aos padrões selecionáveis, você pode escrever na caixa o tamanho desejado, como 320x220, por exemplo. Tenha em mente que o ideal é manter a proporção largura x altura para evitar distorções.

Na guia "Tempo" você pode optar por converter apenas parte do vídeo, bastando inserir o tempo onde vai iniciar e onde vai terminar.

Já na guia "Subtítulo" você pode escolher tanto o arquivo de legenda quanto a fonte que será utilizada e até o tamanho do texto.

Após feitos estes ajustes clique no botão "Start" na barra superior, ou clique no menu "Trabalho" e "Iniciar Transcodificação".

O tempo de confecção do arquivo varia conforme as opções escolhidas, a duração do vídeo e a velocidade do computador onde o programa está sendo executado.

É possível efetuar múltiplas conversões, em fila, bastando adicionar vários arquivos de uma vez na lista de trabalho.

Desejamos a todos um bom uso do programa.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato