Tudobox

Peróxido de Benzoíla no Combate a Acne

Saiba como essa substância desenvolve importante papel na luta contra a acne

O peróxido de benzoíla é um medicamento efetivo no tratamento da acne, por possuir ação bactericida, especialmente contra bactérias anaeróbicas e microanaerófilicas, as principais causadoras das espinhas.

A ação bactericida ocorre por meio da liberação de oxigênio na região onde foi aplicado. Como as bactérias em questão são fatalmente afetadas pela exposição ao oxigênio, sua dizimação é a consequência esperada do uso do medicamento.

De outro norte, o peróxido de benzoíla também promove a redução das enzimas bacterianas, responsáveis pela produção dos ácidos graxos irritantes, e possui ação queratolítica e antiseborréica.

E, devido a essas propriedades, a substância é amplamente indicada no tratamento da acne, tendo sido utilizada pela primeira vez no ano de 1930.

O uso é indicado, normalmente, em concentrações que variam de 2 a 10%, uma ou duas vezes por dia sobre a pele limpa, livre de oleosidade, de acordo com a prescrição médica.

Não se recomenda o uso por gestantes, lactantes ou por pessoas que possuam hipersensibilidade ao medicamento.

Seus efeitos colaterais podem incluir o ressecamento da pele, descamação, dermatite de contato, ardor e irritação da pele, casos em que o médico deverá ser consultado e relatado dos efeitos observados.

Para obter a prescrição de um medicamento, geralmente em forma de gel, que tenha o peróxido de benzoíla como princípio ativo, consulte um médico dermatologista.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato