Tudobox

Saiba mais sobre o Mosquito da Dengue

O que você precisa saber sobre o Aedes aegypti.

A dengue é originada por um vírus arbovírus do gênero Flavivírus, que integra a família Flaviviridae. Quatro são os sorotipos conhecidos, 1, 2, 3 e 4.

O vetor, ou meio de transporte e propagação do vírus são os mosquitos do gênero Aedes. E aqui nas Américas, o responsável pelo transmissão da dengue responde pelo nome de Aedes aegypti.

A transmissão ocorre com a picada do Aedes aegypti no homem. Após sugar o sangue infectado haverá um período de incubação de 8 a 12 dias, quando o mosquito está apto a transmitir o vírus através da picada.

A transmissão da dengue não ocorre por contato direto de um doente, ou de suas secreções, com uma pessoa saudável.

E, como se não bastasse, o Aedes aegypti também serve como vetor da febre amarela, o que torna ainda mais importante o seu controle pelas autoridades da saúde pública por meio de campanhas junto à população.

O mosquito se adapta bem a zonas urbanas, especialmente ao domicilio humano, podendo se reproduzir e depositar seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada.

Assim, alguns cuidados são importantes para combater a dengue, dentre eles, não deixar a água se acumular em recipientes como vasos, calhas, pneus, latas e etc, manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas, não cultivar plantas em vasos com água, optando pelos com terra ou areia, tratar as piscinas com cloro e deixá-las cobertas ou vazias.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato