Tudobox

Treinar cada músculo uma vez por semana

Saiba qual a frequência correta de treinamentos para praticantes de musculação.

Uma pessoa que pratica musculação buscando ganho de massa muscular, geralmente em suas primeiras semanas ou meses na academia, exercita todos os músculos cerca de duas vezes por semana.

Esta frequência de treinamento é eficiente nesta fase inicial. Entretanto, com o passar do tempo e o desenvolvimento da musculatura, ela pode se tornar ineficiente.

Este fenômeno se deve ao fato de que, com músculos mais desenvolvidos, o treino se torna mais pesado e, por conseguinte, mais desgastante, o que demanda um maior período de repouso para completa recuperação do músculo.

É necessário considerar que o músculo não cresce no treinamento, mas sim no repouso, em resposta ao estímulo recebido. E, se a intensidade deste estímulo for elevada, o tempo necessário para completa recuperação do músculo será maior.

Isso ocorre porque os exercícios causam microfissuras na musculatura, as quais são reparadas com alguma supercompensação durante o repouso. E caso você volte a desgastar este músculo com um novo treinamento antes que ele esteja completamente recuperado, você não terá ganhos.

Dessa forma, praticantes de musculação podem perceber uma certa estagnação em seus resultados com o passar do tempo se permanecerem com uma frequência de treinamentos muito elevada. A solução neste caso é reduzir a frequência e aumentar o descanso.

Com um treino mais intenso e um descanso condizente, os músculos terão a chance de se desenvolver corretamente. O recomendado para treinamentos de alta intensidade é que cada músculo seja exercitado apenas uma vez por semana.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato