Tudobox

Sobre a contaminação dos Alimentos

Evite que os alimentos sejam contaminados por micróbios.

A contaminação dos alimentos normalmente ocorre por micróbios prejudiciais à saúde. Eles costumam entrar em contato com os alimentos durante a manipulação e preparo.

os micróbios são organismos muito pequenos, que só podem ser visualizados com auxílio de equipamentos como microscópios.

Se não foram adotadas medidas de cautela, os micróbios podem se multiplicar rapidamente nos alimentos ao ponto de causarem doenças.

Atitudes simples, como lavar as mãos, conversar os alimentos em temperatura adequada e proceder o correto cozimento são bastante eficientes contra a contaminação dos alimentos.

Os micróbios podem estar presentes no solo, na água, nas próprias pessoas, nos animais, nos alimentos e até mesmo flutuando no ar.

Vírus, bactérias e fundos são tipos de micróbios, sendo que a maioria das doenças adquiridas pelos alimentos são originadas pelo grupo das bactérias.

Alguns micróbios podem estragar o alimento, deixando-o com sabor e cheiro desagradáveis, mas outros agem silenciosamente, multiplicando-se nos alimentos sem alterar suas características.

A multiplicação dos micróbios nos alimentos ocorre quando estão presentes condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. Com isso, uma única bactéria pode se multiplicar atingindo a marca de 130.000 dentro de apenas 6 horas.

A temperatura ideal para reprodução das bactérias é 37ºC, semelhante à nossa temperatura corporal, embora possa haver multiplicação entre 5ºC e 60ºC.

Os alimentos, com exceção dos secos, não perecíveis, possuem umidade suficiente para propiciar a multiplicação dos micróbios, de forma que é necessário controlar a temperatura de conservação.

Assim, descogele os alimentos no microondas ou na própria geladeira, e não tem temperatura ambiente. Faça o cozimento a mais de 70ºC para destruir as bactérias.

Lave bem as mãos e utensílios domésticos evitando contato direto com alimentos cruz e alimentos prontos para não haver transporte de microorganismo entre eles.

Mantenha frutas, verduras e hortaliças refrigerados até o momento em serão servidos e não espere os alimentos quentes esfriarem antes de guardá-los na geladeira para evitar a proliferação de bactérias.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato