Tudobox

Mais sobre a Hipertensão Arterial

Saiba quais são os sintomas e tratamentos da pressão alta.

Hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é o fenômeno pelo qual a pressão exercida pelo movimento do sangue nas artérias se forma mais forte que o recomendado.

Será considerada hipertensa a pessoa que tiver a pressão arterial em 14 por 9, ou mais, aferida em diversas oportunidades por profissional capacitado com uso de equipamento apropriado.

A pressão alta pode trazer diversos males ao paciente, desde derrames cerebrais, insuficiência renal, alterações na visão e doenças do coração, incluindo insuficiência cardíaca e angina, com aumento deste órgão e dores no peito.

O risco de desenvolver hipertensão é mais elevado em pessoas com excesso de peso, nas que não possuem uma alimentação saudável, consumindo sal em excesso, por exemplo, nas que consomem bebidas alcoólicas em demasia, nos diabéticos nas nas que possuem histórico familiar.

A idade é outro fator determinante para o surgimento da pressão alta, sendo que pessoas com mais de 55 anos tem chances 90% maiores de apresentar a doença.

Como a hipertensão, em sua fase inicial, não apresenta sintomas perceptíveis, é importante que as pessoas verifiquem seu nível de pressão arterial com regularidade, de modo que seja possível um diagnóstico precoce.

A pessoa diagnosticada com hipertensão deverá, inicialmente, manter a regularidade nas medições e diminuir a quantidade de sal nos alimentos.

Abandonar ou reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e manter um peso saudável. Um marco relevante é encontrar-se com uma circunferência abdominal abaixo de 94 cm para os homens, e 80 cm para as mulheres.

Outro ponto capital é a prática de atividades físicas regularmente, freqüentando uma academia, fazendo caminhadas, andando de bicicleta, nadando, dançando e optando pelas escadas ao invés do elevador.

É essencial que o hipertenso não fume, pois este é um dos maiores fatores que contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares e toda sorte de outros males à saúde.

Mantenha o estresse e o nervosismo sobre controle administrando seus problemas da forma mais tranqüila possível, buscando qualidade de vida não apenas física, mas também psicológica.

Uma alimentação saudável é mais um ponto que necessariamente deve ser observado. O hipertenso deve evitar açúcares e doces, frituras, derivados gordurosos do leite, carnes gordurosas, alimentos industrializados enlatadas, em conserva e defumados.

Ao invés disso, prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou ainda refogados, com temperos naturais, além de frutas, verduras e legumes. Os produtos baseados em leite devem utilizar o ingrediente desnatado.

Os medicamentos devem ser tomados seguindo rigorosamente a orientação e qualquer dúvida deve ser tirada com seu médico. Sob nenhuma hipótese abandone o tratamento e não falte às consultas.

Apesar de a hipertensão não ter cura, é possível mantê-la sob controle. O tratamento irá não apenas prolongar a vida do paciente, mas também melhorar sua qualidade.

----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato