Tudobox

Sobre o Tabagismo

Informações sobre os males causados pelo cigarro.

São quase cinco mil as substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro. Muitas delas não são apenas tóxicas ao organismo, causando doenças cardiovasculares e respiratórias, mas também são comprovadamente cancerígenas.

O poder de toxidade do tabaco é extremamente elevado, o que justifica seu uso como inseticida, causando, não raras vezes, a intoxicação de pessoas que trabalham em colheiras nas quais foi utilizado pesquicida à base de nicotina.

Os malefícios causados pelo cigarro são amplamente conhecidos pela população, mas ainda assim se começa a fumar, geralmente ainda durante a juventude, por influência de outras pessoas e pela propaganda do cigarro.

A partir daí surge a dependência causada pela nicotina. A substância é capaz de, ao mesmo tempo em que agride intensamente o organismo, sustentar o seu uso proporcionando uma falsa sensação de bem estar, que ilude a pessoa e faz com que o consumo se repita.

O usuário acaba se condicionando ao fumo, praticando o ato em intervalos cada vez menores, o que acelera ainda mais a degradação do organismo. Os gatilhos que acionam o desejo de fumar são os mais variados, como uma simples refeição, o ato de dirigir ou situações de estresse.

A dependência é física e psicológica. Mas, normalmente, a partir dos 30 anos de idade, quando o organismo já começa a revelar com maior intensidade as conseqüências do cigarro, os dependentes começam a pensar em parar de fumar, embora poucos tenham força de vontade suficiente para conseguir.

Dentre os males que surgem em decorrência do cigarro podemos citar a bronquite, enfisema, sinusite, asma, conjuntivite, catarata, câncer em diversos órgãos, envelhecimento precoce, impotência sexual, perda de capacidade das artérias coronárias, cerebrais, das pernas e de todo o sistema circulatório, dentre outras.

Se você estiver no grupo dos que desejam parar de fumar, leia as dicas deste artigo:

.:: Como Parar de Fumar ::.











Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato