Tudobox

Vitiligo – Causas, Sintomas e Tratamentos

Informações necessárias sobre esta doença que pode afetar pessoas de todas as idades.

O vitiligo é uma doença cutânea caracterizada pelo surgimento de manchas claras e irregulares na pele decorrente da perda de pigmento nas regiões afetadas. Ela não afeta uma faixa etária específica, podendo surgir em qualquer idade.

A doença é causada por uma anomalia autoimune na qual as células imunológicas atacam e destroem os melanócitos, células responsáveis pela produção da pigmentação. O exato mecanismo causador desta desordem ainda não é conhecido.

O diagnóstico é feito pelo exame das áreas afetadas da pela, muitas vezes com a visualização da região iluminada por luz ultravioleta, ou ainda por biópsia ou exame de sangue.

Os sintomas envolvem o surgimento das manchas claras e irregulares na pele, com bordas geralmente bem definidas. Essas manchas se tornam mais aparentes em pessoas de pele escura. A sensibilidade ao sol se torna maior das áreas afetadas sendo necessário o uso de protetor solar.

As áreas mais atingidas são as mãos, pés, rosto, cotovelos, joelhos e até mesmo os órgãos genitais.

O tratamento geralmente é realizado por meio da aplicação de pomadas à base de corticóides, loções e ainda a exposição ao sol com substâncias fotossensibilizantes na pela. A colocação de enxertos de pele na região também pode ser considerada.

Outra forma de tratamento quando a doença atinge uma região muito grande do corpo é remover quimicamente o pigmento do restante da pele para que ela fique uniforme.

Maquiagens também podem ser utilizadas para amenizar o problema.


----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar apenas pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato