Tudobox

Vacina contra Meningite, Tétano, Difteria e Coqueluche

Saiba mais sobre a proteção contra estas doenças.

A meningite é causada pela bactéria Haemophilus influenzae do tipo b. Caracteriza-se pela inflamação das meniges (membranas que envolvem o cérebro), sinusite, pneumonia, febre, náuseas, vômito, rigidez na nuca e pescoço, podendo levar à morte.

O tétano é uma infecção decorrente de uma toxina do bacilo tetânico. Ela penetra no corpo por lesões e ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical em bebês, atingindo o sistema nervoso central e causando contrações, espasmos, rigidez no pescoço e dificuldade de engolir.

A difteria é uma doença causada por uma toxina produzida por um bacilo, cuja transmissão ocorre pela tosse ou espirro de uma pessoa contaminada. O mal atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pela, provocando placas branco-acinzentadas.

Por fim, temos a coqueluche. Popular "tosse comprida". Trata-se de uma doença infecciosa, transmitida pela tosse, espirro ou até pela fala de uma pessoa contaminada. Ela compromete o sistema respiratório, atacando a traquéia e os brônquios, e provoca tosse seca. A doença é mais forte em crianças e pode ocasionar a morte.

Existe uma vacina combinada que age contra o tétano, a difteria e a coqueluche. Ela é formada por bactérias mortas e toxinas produzidas por elas.

A vacina contra a meningite (Haemophilus Influenzae tipo b) é formada por substâncias presentes na parede da bactéria.

A aplicação dessas vacinas se dá por injeção intramuscular na lateral da coxa, em crianças menores de dois anos, e no músculo deltóide, localizado na parte superior do braços, nos demais.

O efeito é alcançado com a aplicação de três doses, com intervalo de sessenta dias entre cada uma.

Todas as crianças devem tomar a vacina aos dois, quatro e seis meses de idade. Aos quinze meses é necessária uma doze adicional da vacina contra tétano, difteria e coqueluche.

Aos dez anos de idade deverá haver ainda outra aplicação, com a vacina contra difteria e tétano.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato