Tudobox

Dicas de Alimentos para Dormir Melhor

Conheça alimentos que podem ajudar a melhorar o seu sono.

Se você está encontrando dificuldades para dormir, saiba que não é o único a enfrentar este problema. Muitas pessoas tem dificuldades para se concentrar ao longo do dia, problemas de humor e fadiga, sintomas diretamente relacionados a noite mal dormidas.

Felizmente, alguns ajustes podem ser feitos na sua dieta para ajudar a ter uma noite de sono mais profundo e evitar a insônia.

Seguem algumas dicas de alimentos para dormir melhor.

• Coma os carboidratos corretos quando estiver próximo da hora de dormir. Carboidratos contém o aminoácido triptofano, um indutor natural de sono. Alimentos ricos em triptofano que podem consumidos neste horário são queijo com baixo teor de gordura, fatias de maçã, castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim, nozes e ervilha.

Evite a cafeína de seis a oito horas antes de dormir. A cafeína é um estimulante que aumenta a atividade do sistema nervoso central e atrapalha o sono. Nestes horários, portanto, prefira tomar chás sem cafeína, leite de amêndoa morno com mel ou canela, ou ainda um suco de frutas como abacaxi, abacate, banana, uva, caqui, tâmara, maçã, pera, melancia, morango, goiaba, manga, mamão, laranja ou tangerina. Estas frutas são ricas no já mencionado triptofano.

• A melatonina é um hormônio que regula os padrões de sono e sua deficiência pode atrapalhar suas noites. Alguns alimentos que estimulam a produção deste hormônio são cerejas, uvas e nozes. Se for o caso, um médico poderá ainda receitar um suplemento de melatonina.

• O magnésio é um mineral que auxilia a regulação do sono. E sua deficiência pode excitar o cérebro e impedir o relaxamento à noite. Boas fontes de magnésio são vegetais de folhas verdes, germe de trigo, aveia, sementes de abóbora, feijão preto e amêndoas.

Uma dieta saudável, baseada em alimentos não processados pode estimular naturalmente uma melhor noite de sono. Assim, siga as dicas acima e troca o máximo de produtos industrializados por alimentos naturais. Sua saúde agradecerá.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato