Tudobox

Alimentos que Acabam com a Sua Energia

Listamos alguns alimentos que tem a capacidade de drenar a sua energia ocasionando fadiga e cansaço.

O corpo humano funciona tão bem quanto a qualidade dos alimentos consumidos. Se você tem se sentido com pouca disposição, cansado e sem energia, estes sintomas podem estar diretamente relacionados à sua dieta.

Isso ocorre porque alguns alimentos, diferente que se pode pensar, funcionam como verdadeiros sugadores de energia e deixam seu corpo neste estado.

Listamos abaixo alimentos que acabam com a sua energia e que devem, portanto, ser evitados.

• As bebidas energéticas podem lhe dar um impulso temporário de energia, mas assim que esta energia fornecida pela cafeína e taurina combinadas com os demais componentes se dissipar, você estará se sentindo mais exausto do que nunca.

Além disso, o consumo excessivo de energéticos pode causar insônia, transtorno de ansiedade, gastrite, dor de cabeça, arritmia cardíaca, intoxicação e tremores.

• Os doces como rosquinhas, pão doce e outros são ricos em açúcar e farinha refinada, representando terríveis drenos de energia.

Quando você consome grande quantidade destes alimentos açucarados os carboidratos aumentam rapidamente o açúcar no sangue e seu cérebro para de produzir orexina, um neurotransmissor que regular seu estado de alerta, resultando em cansaço e até mesmo sonolência.

• As comidas gordurosas e as frituras são refeições que não promovem um bom funcionamento cerebral. Alimentos com alto teor de gordura causam fadiga do curto prazo e redução do desempenho cognitivo a longo prazo.

Não apenas por estes efeitos o excesso de gorduras e as frituras devem ser evitadas para preservar a saúde, dando-se preferência para carnes magras e alimentos naturais.

• O vinho tinto e outras bebidas alcoólicas também fazem parte dessa lista. Você já deve ter ouvido a recomendação para se tomar uma taça de vinho antes de dormir. Isso se deve ao fato de o álcool ser um forte depressor que resulta em sonolência.

Mas a relação entre o álcool e a fadiga vai além, pois o álcool pode alterar os padrões de sono causando ainda mais cansaço, prejudicando a memória e diminuindo o estado de alerta no dia seguinte.

• Uma dieta baseada em alimentos pobres em ferro pode favorecer o surgimento de um quadro de anemia, que está diretamente relacionada a fadiga.

Dessa forma, se o seu consumo de legumes é baseado naqueles com baixo teor de ferro, como cenouras, aipo e couve-flor, acrescente folhas verdes escuras, como coube e espinafre, ou alcachofras, que são ricos em ferro.

Ao invés de apenas arroz, acrescente lentilhas ou grão de bico. Se o consumo de carne for baseado em frango ou peixe, adicione também a carne vermelha.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato