Tudobox

Sintomas da Falta de Magnésio

Conheça os sinais de que você precisa ingerir mais magnésio.

A alimentação de hoje em dia costuma ser deficiente em diversos nutrientes, como vitaminas e minerais. Um destes é o magnésio, e você pode estar sentindo alguns efeitos da deficiência desde mineral no organismo.

O magnésio é essencialmente importante para a bioquímica do cérebro, coração e funções musculares, além de ser importante para absorção do cálcio e desempenhar papel no metabolismo do corpo.

Uma vez que você tenha deficiência de magnésio, vai precisar compensar esse déficit com uma alimentação mais adequada.

Seguem alguns sintomas da falta de magnésio na sua dieta.

Perda auditiva ou zumbido. O magnésio inibe a formação de radicais livres que estão relacionados com danos auditivos. Isso significa que o magnésio pode ser muito importante para quem trabalha ou frequenta ambientes com ruídos altos, como a indústria, aeroportos ou menos shows musicais.

Além do risco de perda de audição, poderá ocorrer zumbido nos ouvidos em decorrência de danos auditivos.

• A depressão é um dos principais sinais de deficiência de magnésio. Essa doença, inclusive, muitas vezes é tratada com a administração de sulfato de magnésio.

Isso devido ao fato de que já se verificou a relação direta entre os níveis significativamente baixos de magnésio no organismo e o desenvolvimento da depressão.

Arritmias cardíacas também são relacionadas à deficiência de magnésio pois, como já mencionado, este nutriente é importante para a bioquímica do coração e para as funções musculares.

Por tal motivo, o magnésio frequentemente é utilizado no tratamento de pacientes que apresentam arritmia cardíaca.

• As pedras nos rins muitas vezes são creditadas ao excesso de cálcio no organismo. Mas a verdade é que muitas das vezes elas são resultado direto dos baixos níveis de magnésio.

O magnésio atua como um inibidor da pedra no rim, pois interfere com a ligação do cálcio e do oxalato que se combinam para formar as pedras. Mas para essa ligação acontecer é necessário que não haja magnésio suficiente no corpo.

Agora, para prevenir estes problemas adequando os níveis de magnésio no organismo, é importante fazer alguns ajustes na sua dieta, acrescentando frutas como abacate, banana e uva, verduras como beterraba, quiabo, espinafre, couve e batata, grãos como granola, aveia e gérmen de trigo, além de nozes e sementes como castanhas, nozes, amendoim, gergelim e girassol.

Se você apresenta algum dos problemas mencionados, consulte seu médico para saber qual o tratamento mais adequado.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato