Tudobox

Sobre o Reconhecimento de Cursos pelo MEC

Alguns cuidados devem ser observados na escolha do curso de uma instituição de ensino superior.

A escolha e início de um serviço educacional de nível superior é representa um momento de grande importância para o estudante.

Para que tudo corra bem é preciso tomar alguns cuidados para fazer a escolha certa, pois irregularidades da instituição de ensino junto aos órgãos competentes podem inclusive impedir que o aluno recebe o diploma.

É importante que o estudante se certifique que a instituição privada seja credenciada pelo poder público e que o curso escolhido, em qualquer instituição, seja autorizado e reconhecido.

O reconhecimento do curso é uma exigência legal para todos os cursos superiores em instituições públicas e privadas e sua validação é periódica com base nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Cursos que revelem deficiência graves correm o risco de ter a suspensão dos processos seletivos ou de seu reconhecimento, embora fiquem garantidos os direitos dos estudantes já matriculados.

Para saber se uma Instituição de Ensino Superior é credenciada, e o curso escolhido autorizado e reconhecido pelo MEC, acesse www.mec.gov.br ou www.educacaosuperior.inep.gov.br. Outra opção é telefonar para o Ministério da Educação pelo número 0800-616161.








Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato