Tudobox

Colonização do Brasil

Conheça o período de colonização do Brasil neste texto de simples entendimento.

A expansão marítima portuguesa ocorrida no século XV, com objetivo de exploração comercial, teve como consequência a colonização do Brasil. Inicialmente ocorreu aqui a extração do pau-brasil como atividade quase exclusiva dos portugueses.

Posteriormente, com a chegada de expedições da França e da Holanda, os portugueses iniciaram o processo de ocupação, criando a Vila de São Vicente.

Seguiu-se o que se chamou de capitanias hereditárias, com a doação de terras para pessoas influentes da corte portuguesa com o objetivo de fortalecer o processo de povoamento da colônia brasileira.

Como determinação de Portugal foi criado aqui, em Salvador, a primeira capital brasileira, um sistema de governo para agir na formação de vilas, controle e expansão da exploração econômica.

Em paralelo, a ação de padres jesuítas que catequizavam os povos nativos ajudou a expandir a presença dos portugueses em terras mais afastadas.

Este período perdurou por cerca de quatro séculos, onde ocorria a exploração desta colônia por interesse exclusivo de Portugal, o que terminou por moldar aspectos sociais, políticos e econômicos ainda presentes nos dias de hoje.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato