Tudobox

Terapia de Reposição Hormonal

Tratamento controverso, a reposição hormonal feminina é tratada neste artigo.

Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é o nome que recebe um tratamento para a menopausa, período que tem início após o último ciclo menstrual da mulher.

A menopausa é decorrente da interrupção da produção de estrógenos pelos ovários, ocorrendo uma redução da capacidade de reprodução. Esse fenômeno ocasiona o surgimento de alguns sintomas na mulher, dentre os quais ondas de calor, aumento de pressão, palpitações, variações de humor, ansiedade e secura vaginal, dentre outros.

É como forma de tratar os efeitos da menopausa que surge a terapia de reposição hormonal. Nela, estrogênios como progesterona e testosterona são administrados na paciente para equilibrar os níveis destes hormônios no organismo tendo em vista que a produção natural dos mesmo encontra-se prejudicada.

Entretanto, diversos estudos apontam que a reposição hormonal pode trazer efeitos colareis graves, que incluem o aumento do risco de ataque cardíaco, trombos vasculares, acidente vascular cerebral e câncer de mama.

Diante destes malefícios, recomenda-se tratamentos alternativos para os sintomas da menopausa e a reposição hormonal somente em último caso, com administração de doses reduzidas de hormônios por um período tão curto quanto possível.

O que se pode concluir, portanto, é que antes da mulher optar pela terapia de reposição hormonal, deverá se informar com seu médico de todos os prós e contras do tratamento para seu caso específico.

----------
Atenção! Este artigo trata de assuntos relacionados a saúde. As informações aqui contidas possuem caráter preliminar, genérico e educacional, não substituindo de nenhuma forma as orientações de seu médico. Você não deve se determinar pelos dados aqui contidos. Consulte sempre um profissional e siga o tratamento por ele prescrito.










Redes Sociais






Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Editorial | Política de Privacidade | Contato